Nutrição Vegana ou Vegetariana?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Estas duas palavrinhas exprimem um conceito ainda pouco difundido e incrivelmente com muita bagagem e conteúdo intrínseco. Precisamos entender o que é nutrição e o que significa o termo vegano também.

Um termo muito mais utilizado e comum que encontramos é a nutrição vegetariana. Vegetariana porque neste caso o que nutre o corpo é proveniente dos vegetais (exceção dos fungos). Há neste termo vegetariano uma falta de consenso entre autores no significado da palavra vegetariana. Há quem considere que o vegetariano exclua somente as carnes, mas neste espaço consideraremos que vegetarianos excluem da sua alimentação tudo que seja de origem animal. Vegetarianos e vegetarianos estritos para nós são sinônimos. Um artigo interessante que fala sobre os termos, etimologias e história deste termo, pode ser encontrado aqui.

Mas considerando esta definição nutrição vegana então seria a mesma coisa que nutrição vegetariana?  A origem do termo “vegano” é muito recente na história da humanidade, embora existam referências de mais de 2000 anos atrás à personalidades que já consideravam a compaixão aos animais e uma dieta vegetariana. O matemático e filósofo grego Phytagoras e Siddhārtha Gautama, mais conhecido como Buda, foram contemporâneos e já falavam de uma alimentação vegetariana. Mas, muito provavelmente, a maioria destas personalidades consideradas vegetarianas consumiam produtos derivados dos animais, como ovos e leite.

O termo “vegan” surgiu somente em 1944 quando Donald Watson realizou uma reunião com outros cinco membros que não consumiam leite para falar um pouco sobre um vegetarianismo que excluía o leite e então o termo vegan foi criado. O termo foi sendo aprimorado e em 1979 com o surgimento da sociedade The Vegan Society a definição sobre veganismo foi estabelecida como:

[…] A filosofia e modo de vida que procura excluir, na medida do possível e praticável todas as formas de exploração e de crueldade para com os animais, comida, roupas ou qualquer outra finalidade; e, por extensão, promove o desenvolvimento e uso de alternativas livres de animais para o benefício dos seres humanos, animais e meio ambiente. Em termos dietéticos denota a prática de dispensar todos os produtos derivados totalmente ou parcialmente de animais.

Voltando ao nosso nome, por que então nutrição vegana e não simplesmente nutrição vegetariana? Acreditamos que a nutrição vegetariana é englobada pela nutrição vegana, mas a nutrição vegana leva em consideração todo o processo de produção do alimento também. Um exemplo prático do que isto significa. Uma empresa que produz um leite vegetal, mas que para isso explora animais forçando-os a carregar peso, não se enquadra dentro dos preceitos éticos da não exploração animal. Certamente produz um produto vegetariano, mas de forma alguma um produto vegano.

A ideia deste projeto é ajudar a encontrar alternativas livres de exploração animal e promover ao mesmo tempo uma vida saudável focada em prevenção de doenças através da alimentação ética e saudável. Sabemos que muitas vezes é difícil e complicado rastrear a exploração animal e encontrar soluções que promovam a saúde, mas sem ferir a ética. Queremos ajudá-lo (e queremos também ajuda) para encontrar soluções.

A exploração animal pode estar contida nos detalhes. Um suplemento vitamínico, por exemplo, pode ser feito com cápsulas vegetais ou cápsulas de gelatina. A gelatina como muitas pessoas desconhecem é feita de ossos, cascos e tecidos de ligação de vacas ou porcos. Ou seja, são os descartes das carcaças dos animais da indústria da carneE estes que citei por aqui são somente alguns dos problemas que podemos encontrar ao buscar excluir a exploração animal do nosso dia a dia. Nosso papel aqui é te ajudar não só a ter uma boa nutrição, mas a praticá-la de forma ética. Buscando alternativas, sempre que possível, e promovendo saúde sem explorar os animais.

Tentaremos aqui abordar a ciência em torno da nutrição de uma forma acessível. Sabemos que às vezes muitos termos técnicos acabam afastando o público do conhecimento sobre nutrição. Queremos disponibilizar de forma prática e descomplicada informações sobre ciência e saúde, além de dicas de como aplicar isto no seu cotidiano.

Em um próximo post quero explicar um pouquinho mais sobre o que é nutrição. Afinal, é sobre isto que iremos falar principalmente.

Referência:

(1) The Vegan Society. https://www.vegansociety.com/about-us/history

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *